Quais são as características dos corretores de seguros?
- Os corretores de seguros são a função máxima que os mediadores pretendem alcançar. Para isso, é preciso ter uma longa experiência em seguros, uma organização comercial, contabilística, técnica e administrativa e umas estruturas económica e financeira adaptadas à natureza e dimensão das actividades.
- Os corretores de seguros regem-se pela imparcialidade, com a análise de uma quantidade suficiente de seguros. Os profissionais seguem «as regras de dispersão da carteira de seguros»: por exemplo, a percentagem de remunerações recebidas pelos corretores por contratos colocados numa seguradora não pode ultrapassar os 50% do total.
- Os corretores de seguros têm como prioridade os interesses dos segurados. A recomendação dos corretores obedece obrigatoriamente às necessidades específicas dos clientes.
- Os corretores de seguros devem dispor de um estabelecimento aberto ao público, pelo menos, e de um sítio na Internet, além de terem um analista de risco, se praticarem uma actividade nos ramos Não Vida.
- Os corretores de seguros, no caso de pessoa singular, não podem realizar uma actividade económica que reduza a independência na profissão. Nos casos de pessoa colectiva, deve-se ter um objecto social exclusivo a actividades financeiras e a estrutura da sociedade não pode ser um risco para a independência dos corretores.
Quais são as características dos mediadores de seguros ligados?
- Os mediadores de seguros ligados trabalham geralmente em regime de exclusividade. Representam apenas uma seguradora e os seus clientes não têm acesso a várias soluções, nem existe independência em relação às companhias.
- Os mediadores de seguros ligados celebram um contrato com uma companhia de seguros, o que não é aplicável nos corretores de seguros.
- Os mediadores de seguros ligados são um prolongamento das seguradoras, protegendo os seus interesses e não apenas os dos clientes.
- Os mediadores de seguros ligados exercem a sua profissão em nome e por conta de uma seguradora ou, com a autorização desta, de diversas companhias, desde que os produtos não concorram.
- Os mediadores de seguros ligados combinam a sua actividade económica principal com a mediação de seguros, exercida ocasional e parcialmente.
Comentar