Contabilista: timoneiro do empreendedorismo.
Se pensa num contabilista, como alguém que se limita a inserir números em formulários e folhas de cálculo, está enganado. O contabilista é como o navegador de um navio, conhecedor de todas as correntes e baixios diante da proa, e será capaz como ninguém de o aconselhar quanto à melhor rota que deve tomar.
Iniciar um negócio – o seu negócio – começa com uma ideia, um sonho, e com certeza deseja ser capitão do seu navio e levar a sua empresa para novos mares e enseadas, novas oportunidades de negócio e sustentabilidade a longo prazo. Se pretende iniciar o seu negócio, o melhor será fazê-lo com tudo certo desde o início, pois a feroz concorrência do mundo empresarial moderno não se compadece de improvisações ou remedeio.
Como tal, antes de iniciar o seu negócio e ter de enfrentar a burocracia complexa relacionada com a contabilidade e a fiscalidade, necessita de alguém que o guie em direcção ao sucesso através dessas marés empresariais traiçoeiras.
Esperamos então que este artigo o ajude a descobrir o que pode um contabilista fazer pelos seus sonhos.
Um dia crio o meu próprio negócio!
Antes desse dia chegar, o melhor é já ter contactado um gabinete de contabilidade para o auxiliar, principalmente se a área numérica não é consigo.
Qualquer capitão, muito antes de levantar a âncora, já tem informação precisa quanto ao percurso que irá tomar. Nenhum navio parte às cegas, e o melhor para o seu negócio será ter um contabilista competente para o aconselhar, já que este profissional estará capacitado para:
– Aconselhar sobre qual o tipo de empresa que deve constituir (sociedade unipessoal, por quotas ou anónima, versus profissional liberal e empresários em nome individual);
– Informar correctamente quanto às regras que regem a sua actividade económica;
– Ajudar a desenhar um plano de negócio capaz de atrair o investimento que necessita para arrancar;
– Conduzir a criação e implementação de software e boas práticas contabilísticas;
– Organizar devidamente a sua declaração de impostos para capitalizar os recursos do seu empreendimento;
– Informá-lo de antemão e atempadamente dos procedimentos contabilísticos e fiscais que se aplicam a si.
Iniciar a sua navegação com todos estes pontos clarificados é evitar passar os primeiros tempos do seu negócio perdido entre dúvidas e incertezas, à procura de informações e auxílio. Acima de tudo, é evitar o dissabor de descobrir que pagou mais impostos e obteve menos reembolsos do que teria recebido se tivesse implementado as práticas contabilísticas correctas logo desde o início.
Por tudo isto, contar com o apoio de um contabilista quando inicia um negócio pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Procura-se: contabilista competente e disponível.
Esta não é uma área onde deva ser desleixado. A utilidade de um contabilista é apenas tanta quanto a competência do profissional que contrata, por isso é importante encontrar um gabinete de contabilidade disponível e eficaz: contar logo de início com um contabilista que lhe organize os livros será a maneira mais fácil de poupar dinheiro com… contabilistas.
Afinal, será muito menos oneroso ter desde logo um bom método, do que ter de contratar alguém para uma longa e demorada auditoria que detecte e corrija problemas escondidos em quantidades hercúleas de documentos.
Encontrar uma empresa de contabilidade não lhe será difícil, já que gabinetes de contabilidade estão disponíveis em praticamente todas as povoações. Procure e aconselhe-se, peça referências, e certamente encontrará o contabilista à medida da concretização dos seus negócios.
Na zona de Lisboa e Margem Sul, existem diversas empresas de contabilidade com serviços diversos e à medida dos seus clientes, como é o caso da Numérica. Lidar com todos os números ligados a um negócio pode ser um puzzle demasiado difícil de montar, por isso, se quer organizar a sua contabilidade, lidar com impostos ou simplesmente obter um plano estratégico para a sua empresa, concentre-se naquilo em que é realmente bom, e deixe um contabilista competente resolver-lhe o puzzle.
Comentar