Como fazer a Entrega do IRS em 2014?
Imposto de Resistência ao Sofrimento – Assim se deveria chamar o IRS! E sim.. está a chegar a hora de testarmos as nossas resistências este ano – vem aí a Entrega do IRS 2014!
No que diz respeito ao IRS, a principal questão para mim, mais do que penar a organizar a papelada para o IRS, é penar para perceber os trâmites da coisa. O plano, digo eu, é simplificar.. certo? Então porque parece ainda tão complicado? Nunca sabemos bem o que pode, ou deve, ser declarado, como e onde, por isso passo a desmistificar e retirar o efeito «complicómetro» que parece sempre aparecer como confetes agarrados à Declaração de IRS.
1.º – Saber se vai realmente declarar apenas o IRS (Imposto sobre rendimento de pessoas singulares) ou o IRC (Imposto sobre o rendimento das pessoas colectivas).
Trocando em miúdos, saber se vai declarar o seu rendimento individual e do seu agregado, caso exista, ou do rendimento de uma empresa, ou de outro tipo de actividade colectiva. Consoante seja um ou outro, as regras mudam, como vai verificar no ponto seguinte.
2.º – Simular, Saber Prazos, Reembolsos, Datas de Entrega e Tabelas de Retenção na fonte:
Começamos pelo fim, tabelas de retenção, e aqui há que ter em atenção que as Tabelas de IRS Açores 2014 e IRS Madeira 2014 são diferentes das de Portugal Continental. Pode encontrar as diversas tabelas de retenção do IRS, para verificar a que categoria pertence: Quanto aos Prazos de Entrega e de Reembolso, este diferem consoante 2 factores:
- Vai declarar o IRS ou IRC?
- Se vai fazer o IRS Online ou deslocar-se às finanças?
Desde já no que toca o segundo ponto, por experiência própria, e se achar que não pertence ao grupo dos que quer deixar a sua declaração do IRS nas mãos de outros, se tiver alguma maturidade online e sentir que consegue desbravar o Portal das Finanças em aconselho bem mais esta aventura do que ficar nas Finanças todo o dia.. No que toca os prazos, consoante o acima referido, estes são os seguintes:
PRAZOS DE ENTREGA DO IRS 2014
Trabalhadores por conta de outrem e pensionistas (categorias A e H) 1 a 31 de Março de 2014 – para quem quer fazer a entrega em papel 1 a 30 de Abril de 2014 – para quem entrega online Restantes rendimentos (trabalhadores independentes e restantes) 1 a 30 de Abril de 2014 – para quem quer fazer a entrega em papel 1 a 31 de Maio de 2014 – para quem quer fazer a entrega online Experimente aqui o Simulador de IRS PwC para 2014:
Prazo de Reembolso do IRS
Até 31 de Julho de 2014, por transferência bancária para todos os contribuintes.
ENTREGA DO IRC 2014
Entidades empresariais e profissionais, ou capitais ou prediais (categorias B, E e F) Efectuar via Internet até 31 de Maio (período normal de tributação) ou até ao último dia útil do quinto mês seguinte ao termo do período de tributação (período especial de tributação).
3.º – Ter a humildade de admitir que não conseguimos tratar do IRS sozinhos e pedir ajuda às entidades competentes se este for o caso.
Isso e ter uns trocos no bolso que possa desembolsar para o sacrifício! Mas não se preocupe, tem várias alternativas, e pode sempre estudar a mais económica e menos trabalhosa para si. Vá a um dos vários escritórios de contabilidade espalhados pelas diversas freguesias do país – existem vários pequenos escritórios que lutam para sobreviver e que cobram pouco – assim o benefício é para si e e para o crescimento das PME”s do país nesta área de actividade. Nestes escritórios encontra os TOC”s (Técnicos Oficiais de Contas) que o podem ajudar a fazer o IRS. Se tiver dúvidas sobre a legitimidade da entidade ou dos colaboradores pode sempre confirmar se os alegados Técnicos Oficiais de Contas são fidedignos no site da Ordem dos TOC”s. Pode também procurar online o escritório mais perto de si, por exemplo, no Google, ou no directório de pesquisa das Páginas Amarelas em Paginasamarelas.pt.
Comentar